top of page



DOENÇAS
Como a grande maioria das raças grandes, o Cane Corso apresenta alguns problemas de saúde característicos:
Displasia
A displasia só pode ser diagnosticada com certeza quando filhote tem mais de 12 meses através de raios-x.
Torção gástrica
Pode-se evitar esse problema dividindo a porção total de ração, evitando dar toda a comida de uma única vez.
Entrópio
Quando a pele que encobre parte da vista. Essa característica costuma aparecer a partir dos três meses de vida, deixando os olhos irritados e vermelhos, com lacrimejamento excessivo. A correção é cirúrgica.
Conheça também as doenças que as vacinas combatem:
Cinomose
Doença causada por vírus (família Paramyxoviridae) e sua transmissão é pelo ar. O cão contaminado pode apresentar febre, sintomas dos tratos gastrointestinais e respiratório. A doença é transmitida principalmente pelas secreções dos animais infectados.
Coronavirose
Doença transmitida por vírus e sua contaminação é através das fezes de animais contaminados pela moléstia, infectando principalmente o trato intestinal. Os sintomas são: diarréia (sem a presença de sangue, mas de coloração alaranjada), vômitos, perda do apetite, letargia e febre.
Giardíase
Doença provocada por um parasita, a Giárdia. A transmissão ocorre através da rota fecal-oral, mais comumente através da água contaminada. A transmissão ainda pode ocorrer através da contaminação fecal em canis e abrigos de animais. Os animais infectados apresentam sintomas como fezes moles, odor fétido e algumas vezes diarréia, vômito e mobilidade intestinal aumentada, animais afetados podem apresentar perda de peso secundária à diarréia, mas raramente apresentam inapetência.
Hepatite
É essa virose denominada resumidamente como HCC (Hepatite Canina Contagiosa), caracterizando-se por uma hepatite e Peri hepatite fibrinosa, edema da vesícula biliar e em alguns casos por diáteses hemorrágicas. Os principais sintomas são a presença de febre, sintomas dos tratos gastrointestinais e respiratório.
Leptospirose
É uma enfermidade bastante comum em épocas de chuvas. É uma doença causada por bactéria, a Leptospira. A doença é causada principalmente pela urina que dos ratos e os camundongos. Os principais sintomas são anorexia, apatia, vômito e febre evoluindo para anemia, icterícia, poliúria, polidipsia, diarréia, a urina pode apresentar-se com sangue e aparecem erosões (úlceras) na boca ou língua.
Parvovirose
É uma das viroses mais conhecidas e mais contagiosas entre os cães domésticos, sendo também chamada de Enterite Canina Parvoviral. A doença se estabelece principalmente no sistema digestivo, causando elevação da temperatura interna (nos cães mais jovens) e hipotermia (nos cães adultos), sonolência, falta de apetite e inchaço na região dos olhos, inflamação do estômago, fígado e intestino.
Raiva
A raiva canina é uma doença contagiosa, que se transmite pelo contato, e quando os sintomas aparecem são de grande intensidade. É causado por um vírus (Rhabdovirus) que atinge de maneira letal o sistema nervoso do indivíduo contaminado e é transmitida através da saliva dos cães raivosos. Caracteriza-se por perturbações nervosas de origem cerebral e medular, com excitação, depressão, paralisia e finalmente a morte do animal.
Tosse dos Canis
A doença pode ser causada por vírus (Parainfluenza e Adenovirus tipo 2), bactérias (Bordetella bronchiseptica) ou fungos e é altamente contagiosa entre os cães através do contato direto entre os animais. O cão pode apresentar sintomas que lembram muito o resfriado humano, com tosse, espirros, febre, falta de apetite e corisa. Essa doença pode aparecer em qualquer época do ano, porém, há uma maior predisposição nos meses frios pela baixa temperatura.
Doenças causadas por pulgas
Dermatite alérgica
Provoca coceira, queda de pêlos, inquietude, perda de peso e eventual inflamação no local da picada.
Verminose
A pulga (Ctenocephalides spp) é hospedeira intermediária do verme Dipylidium Caninum , que pode causar lesões neurológicas e diarréia. Os vermes brancos e achatados, são visíveis nas fezes.
Anemia:
Torna-se profunda se a infestação for grande, podendo levar à morte.
Doenças causadas por carrapatos
Hemorragias
As doenças hemorrágicas (erliquiose, babesiose e anaplasmose) têm grande incidência no Brasil. Causam febre, anemia, hemorragia, icterícia, falta de apetite, apatia e formação de manchas vermelhas não salientes (orais, abdominais e cutâneas).
Eritema com nodulação
Lesão avermelhada com nódulo na pele, causada quando o aparelho bucal do carrapato fica acoplado à pele do cão ou gato por causa da retirada incorreta do parasita.
Doença de Lyme (borreliose)
Causa artrite que pode envolver mais de uma articulação e claudicação. Outras conseqüências são anorexia, fadiga, complicações neurológicas, aumento do tamanho dos gânglios linfáticos, problemas cardíacos, renais e reprodutivos.
bottom of page